18/01/14

Cornos do Diabo

> por Levadas e Cascatas

Caminhada de Montanha
duração: 4 a 5 horas
dificuldade: fácil (1/4)
20 €* / max 12 participantes
ver próximas datas na Agenda
actividades para grupos com preços especiais sob consulta
(*) preço por participante nas actividades da Agenda


“Cornos do Diabo” é o sugestivo nome do curioso rochedo localizado junto às águas da ribeira da Caniça, naturalmente ornamentado, mas que quase parece ter sido esculpido por mão humana.

Com início na Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros, junto à típica aldeia da Lapa dos Dinheiros, propomos um passeio por levadas, cascatas e lugares paradisíacos. O percurso é quase sempre por terreno bastante acessível, ao longo de caminhos florestais, levadas que transportam a água que alimenta as centrais hidroeléctricas da nossa Serra e por trilhos que cruzam bosques de carvalhos e castanheiros seculares.

O caminho florestal por onde começamos a caminhada, de desnível suave e vistas largas, rapidamente se transforma numa ancestral calçada que nos conduz ao “Sumo da Caniça”. Aqui, as águas da Ribeira da Caniça somem-se por entre enormes fendas entre blocos de granito, ressurgindo apenas sob a forma de cascatas junto aos “Cornos do Diabo”. E é precisamente para lá que nos iremos dirigir em seguida!

Após os Cornos do Diabo entramos no trilho ao longo da levada, seguindo tranquilamente pela encosta do vale. Mais à frente esperam-nos o Buraco da Moura (uma gruta natural com vestígios de ocupação pré-histórica) e as Quedas da Caniça, um ressalto no leito da ribeira por onde as águas da Caniça se precipitam.

No Verão podem (e devem!) aproveitar para desfrutar da praia fluvial e até para um mergulho se o calor a isso convidar no final da caminhada! O programa inclui ainda coffeebreak de montanha, reportagem fotográfica, equipamento específico de montanha e toda a nossa paixão pela Serra. Sigam o nosso Trilho!



Para seguir o nosso Trilho e vir conhecer a Serra da Estrela para além do asfalto apenas necessita do seu equipamento básico: botas de caminhada e roupas apropriadas para caminhar na montanha, adequadas à época do ano e às condições meteorológicas previstas. Fale connosco para ficar a saber tudo sobre o vestuário recomendado.

No Inverno não se esqueçam de trazer roupa quente e impermeável, gorro e luvas. No Verão o ideal será trazer também o fato de banho para além do equipamento de caminhada! Óculos escuros e protector solar são úteis todo o ano. Nós fornecemos uma checklist com todos os items necessários e recomendados, para que não se esqueça de trazer consigo nada de importante.

Numa das muitas pausas que faremos para recuperar o fôlego e desfrutar da paisagem, serviremos um coffeebreak de montanha com café, bolinhos regionais e aguardente serrana. No entanto, venha também preparado com água e um reforço alimentar para a caminhada.

Caminheiros experientes preferem normalmente trazer o seu equipamento, mas para quem o solicitar teremos todo o equipamento específico que possa ser necessário (mochilas de caminhada, polainas, casacos corta-vento e bastões de caminhada).

Durante toda a caminhada estaremos a fazer uma reportagem fotográfica, mas traga também a sua máquina fotográfica. Numa aventura assim tão única vai querer certamente registar os seus próprios momentos!







  • Guias de Natureza especializados na Serra da Estrela
  • Equipamento específico de montanha (mochila, polainas, casaco corta-vento, bastões de caminhada)
  • Coffeebreak de Montanha com produtos regionais
  • Reportagem Fotográfica
  • Seguro de Acidentes Pessoais
  • Toda a nossa paixão pela Serra !


    • Ponto de encontro: Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros, às 9:30h
    • Informações detalhadas e recomendações serão enviadas aos participantes após a inscrição
    • Para informações ou marcação de actividades com grupos noutras datas contacte-nos !







    Sem comentários: