31/07/12

Parque Natural del Lago de Sanabria

Próximas datas!
01 a 04 de Novembro

Há poucos dias visitámos o Parque Natural del Lago de Sanabria, na província espanhola de Zamora, a escassos kilómetros da fronteira portuguesa de Trás-os-Montes.
Fomos preparar uma actividade de montanha que lá iremos realizar entre os dias 01 e 04 de Novembro, quando o Outono transforma a folhagem dos bosques de folha caduca em tons quentes.



Bosque de Carvalho-Negral
O Parque Natural del Lago de Sanabria é uma Área Protegida que existe desde 1985 e tem actualmente cerca de 22.365ha.

O seu ponto mais elevado é a Peña Trevinca, com 2.127m, mas o principal atractivo da região é mesmo o seu lago de origem glaciária, que é o maior existente na Península Ibérica.
Possui também o segundo mais importante conjunto lagunar da península. 


Procurado por muitos turistas ao longo de todo o ano, o Parque Natural é reconhecido também pela sua riquíssima biodiversidade com mais de 1.500 espécies de plantas, muitas delas endemismos.
Os bosques de Carvalho-Negral (Quercus pyrenaica) dominam um pouco por todo o lado, coexistindo com Bétulas, Teixos, Aveleiras-Bravas, Azevinhos, TramazeirasZimbros, Freixos, Salgueiros, Amieiros, Amieiros-Negros...
Existem mesmo bosques reliquiais de Teixos e de Azevinhos de valor incalculável. Enfim... muito semelhante ao potencial da nossa Serra da Estrela, mas a anos luz em termos de conservação dos valores naturais.
Um autêntico paraíso para quem ama a natureza!


Vista sobre o Lago desde o Refúgio de Montanha de San Martin de Castaneda
Tal como na actividade que iremos organizar em Novembro, ficámos alojados no Refúgio de Montanha do Agrupamento de Montanhistas de Zamora, em San Martin de Castaneda.

De montanhistas e para montanhistas, é um local fantástico onde se vive o todo verdadeiro espírito da montanha.

A vista para o lago é fantástica e pode-se partir dali logo a pé para fazer grande parte dos muitos kilómetros de trilhos bem construídos, mantidos e sinalizados que existem um pouco por toda a Área Protegida.


Canhão do Rio Tera
Foram vários os trilhos que seguimos serra adentro, mas um dos mais espectaculares que se podem fazer em Sanabria é sem dúvida a subida do Canhão do rio Tera. É um enorme vale glaciário, marcado pela presença constante de quedas de água, poços de águas cristalinas, bosques e paisagens de cortar a respiração!

O rio Tera, que dá mais à frente origem ao Lago de Sanabria, é um dos mais impressionantes testemunhos da acção da passagem dos gelos durante as últimas glaciações. 


Nas águas geladas da Cascata de Sotillo
O Outono é mesmo a época ideal para visitar Sanabria, mas nesta visita aproveitámos o que o Verão tem de melhor!

Aqui, nas Cascatas de Sotillo, ponto de visita obrigatória tanto pelas cascatas como pela diversidade da vegetação que podemos encontrar pelo caminho no sub-coberto dos bosques de Carvalho-Negral.











Casa del Parque - Centro de Interpretação do Parque Natural
E para conhecer um pouco melhor tudo sobre a região, nada melhor que uma visita à Casa do Parque.

É um excelente equipamento de divulgação e de educação ambiental onde podemos aprender muito sobre a história natural e a cultura sanabresa. Uma visita guiada pelo passado, presente e futuro, que explica como chegou até nós esta área tão exemplarmente conservada.

A não perder numa visita a Sanabria!






Teixos milenares no Tejedelo
E para terminar a visita, não podíamos deixar de visitar o Tejedelo, um bosque de Teixos (Taxus baccata) milenares. Apesar de ficar já fora dos limites da área protegida, a visita é obrigatória pelo importantíssimo património natural que ali se encontra preservado.

Existem ali mais de 100 Teixos milenares, sendo os mais antigos autênticos monumentos vivos com muitas "estórias" para contar.
Amados por uns e temidos por outros, foram alvo de adoração e palco de rituais pagãos ao longo dos séculos, testemunhando um passado de exaltação da natureza que actualmente parece perdido.




Cliquem aqui para ver mais algumas fotos do poderão encontrar em Novembro em Sanabria.

Brevemente divulgaremos o programa completo da actividade a realizar de 01 a 04 de Novembro.
E entretanto... sigam o nosso Trilho!



Sem comentários: