05/04/12

Calçado e Vestuário Montanha


Calçado
A escolha do calçado para uma actividade de montanha é sempre um factor importante a ter em conta. O ideal é a utilização de umas botas de montanha/caminhada com cano alto para maior suporte e protecção do tornozelo, membrana impermeável e transpirável (para manter os pés secos e permitir a evacuação da transpiração) e uma sola robusta que garanta a aderência em todas as condições do terreno.

Existem botas de vários tipos, sendo as de trekking (que são mais leves, flexíveis e confortáveis) as mais indicadas para a maioria das situações que poderemos encontrar na nossa Serra. Os preços variam bastante e são função da sua qualidade e durabilidade: podemos facilmente encontrar modelos desde os 40 aos 200 euros em lojas da especialidade.

Botas de trekking
Recomendamos para quem se quer iniciar na montanha que normalmente não vale a pena investir demasiado de início. Aconselhe-se com um amigo ou funcionário da loja e escolha um modelo acessível e equilibrado. Com a experiência saberá melhor o que realmente quer.

Durante o Verão, se não houver previsão de precipitação e se não caminhar com a mochila demasiado pesada, podemos sempre optar por usar sapatinhas. Existem vários modelos adaptados ao uso outdoor, mas atenção às lesões que podem surgir ao nível dos tornozelos!




Vestuário
Na montanha há que estar sempre preparado para a imprevisibilidade meteorológica e para as elevadas amplitudes que se podem fazer sentir. Por isso os montanhistas desenvolveram um sistema multi-usos para se adaptar aos diferentes cenários: o sistema das 3 camadas.

O sistema das 3 camadas baseia-se nos diferentes tipos de roupa que podemos usar (cada um com uma finalidade própria) e que podem ser usadas modularmente, ou seja, independentemente umas das outras.


Primeira Camada ou Camada Base: esta camada usa-se junto ao corpo e serve principalmente para aquecimento, conforto e evacuação da transpiração. Normalmente usam-se fibras sintéticas, lã de merino ou mistura de sintético com lã. O algodão é sempre de evitar (por perder a sua capacidade térmica quando molhado e por demorar muito tempo a secar).

Roupa térmica interior (camisola e calças)
Usa-se na versão camisola de mangas compridas ou curtas e calças interiores ou calções, não sendo mais do que versões modernas e tecnicamente sofisticadas das tradicionais ceroulas ou das “termotebes”.

No Inverno é mais relevante o seu uso, mas uma boa primeira camada deve ser usada todo o ano para uma correcta evacuação da transpiração. Actualmente são bastante fáceis de encontrar e os preços são bastante acessíveis.






Segunda Camada ou Camada de Aquecimento: esta segunda camada serve basicamente para manter o calor do corpo e contribuir para uma correcta evacuação da transpiração, afastando a humidade do corpo.

Basicamente a Segunda Camada é a da “roupa normal” e a base do que vestimos no dia a dia: calças/calções e camisola. Na montanha estes elementos deverão ser adaptados pela utilização de materiais apropriados que sejam resistentes, flexíveis, leves e adequados às temperaturas e condições meteorológicas previstas (por exemplo não se deve usar algodão: calças de ganga ou de fato de treino não são recomendados, excepto eventualmente no Verão).

Calças e camisolas para caminhada (segunda camada)
As fibras de lã foram sendo gradualmente substituídas pelas fibras polares e pelos enchimentos de penas. Actualmente também se vulgarizaram as fibras sintéticas ocas, com um rendimento já muito semelhante às penas e um preço mais competitivo.

As calças deverão idealmente ser de fibras sintéticas, resistentes e que sequem rapidamente quando molhadas. Muitas têm mesmo tratamentos hidrofóbicos.

Para o tronco podem ser usadas camisolas, casacos ou coletes em tecido polar, “softshell”, com enchimento de fibras ou ainda de penas. De modo a fazer face às temperaturas baixas podem (e devem) ser usadas de modo combinado várias “segundas camadas”.

Quando a caminhar a temperatura corporal sobe e transpiramos mais é conveniente despir uma (ou mais) dessas camadas de aquecimento de modo a atingir o equilíbrio de conforto. Transpirar em excesso, para além de desagradável, pode causar uma baixa de temperatura corporal repentina quando paramos o exercício físico ou estamos sujeitos à acção do vento. Em resumo, devemos vestir ou despir camadas para manter o equilíbrio da temperatura corporal na nossa zona de conforto, evitando transpirar em excesso.

Terceira Camada ou Camada Impermeável: a terceira camada é a que nos torna impermeáveis à água e ao vento. Pode ser usada por cima das anteriores camadas, ou apenas com uma primeira camada por baixo (em condições húmidas e quentes, por exemplo).

Existem vários tipos de materiais usados no vestuário impermeável, e que se dividem essencialmente em 2 tipos: transpiráveis e não-transpiráveis.

Os mais eficazes são os transpiráveis, pois impedem a passagem da água no estado líquido, mas permitem a evacuação da transpiração. São no entanto normalmente os mais dispendiosos (por exemplo, podemos encontrar no mercado  casacos para montanha com preços a variar entre 30 e mais de 500 euros).

Camada impermeável para proteger da neve, vento e chuva
Existem membranas de vários fabricantes, sendo o “Gore-Tex” a mais reputada e mais frequentemente utilizada nos modelos de melhor performance. No entanto, a generalidade das membranas é bastante satisfatória para uma utilização menos extrema, importando mais outros aspectos como se as costuras são termo-seladas, os fechos estão protegidos, o tamanho e localização dos bolsos ou mesmo o design (todos gostamos de aparecer bem nas fotos!).

Para além dos tecidos com membrana, existem também os mais vulgares “tecidos corta-vento” que oferecem uma protecção relativa à entrada de água e vento por um preço mais em conta. Têm a desvantagem de não serem transpiráveis e por isso menos indicados para actividades muito aeróbias.

O casaco de montanha impermeável é um dos elementos do vestuário mais importantes e faz parte da mochila de um montanhista experiente em qualquer altura do ano.

Sempre que existe a possibilidades de precipitação, devem ir pelo menos na mochila, umas calças impermeáveis. Um poncho também pode ser bastante útil para enfrentar uma tempestade inesperada ou para improvisar um bivaque.

Para caminhar na neve é imprescindível o uso de polainas. Usam-se sobre o cano da bota, cobrindo a parte inferior da perna e evitam a entrada de neve para dentro das botas.

Sem comentários: