05/03/12

A Rota dos Galhardos

Desta vez, fomos convidados a explorar a Rota dos Galhardos, que começa e termina em Folgosinho, no concelho de Gouveia.

Sobre este trilho podem encontrar mais informações no site de Folgosinho.

Lá nos pusemos a caminho da Serra, não havia que enganar.


Aprendemos às nossas custas que os Galhardos, construtores da calçada romana do trilho, eram pequenos demónios. Como tal, decidiram pregar das suas partidas e construíram a calçada numa só noite. Claro que o resultado é uma calçada que nos conduz até à Serra, com uma grande inclinação (note que as imagens não fazem jus ao desnível acumulado)



Apesar das subidas e depois de conhecer a história dos Galhardos, o grupo seguiu, sempre atento aos muitos pontos de interesse do percurso.


Encontrámos, surpresos, uma das 4 casas abrigo que se encontram durante o trilho. Estas casas abrigo foram mandadas construir por João de Vasconcelos, nos anos 40. Hoje em dia encontram-se num terrível estado de conservação, como podem verificar pelas fotografias registadas.


A prova de que estávamos no caminho correcto (a subir).


Depois da subida, chegámos ao ponto mais alto do percurso: a Portela de Folgosinho. Local de encontro de muitos percursos, que antigamente era o encontro de rotas importantes para as populações locais.


Encontrámos a Cabeça do Faraó.

Avistámos a cidade da Guarda ao longe.

E estivemos sempre bem acompanhados, pelos nossos fiéis companheiros

A segunda casa abrigo tinha um belo formigueiro ao seu lado, com milhares de habitantes. Arrepiante!

A Pedra Furada, outro ponto de interesse, no início da descida de volta a Folgosinho.

A terceira casa abrigo.

 A descida para Folgosinho.

 E finalmente, a quarta casa abrigo.
 .
O grupo a atravessar um caminho bastante frequentado, já perto de Folgosinho, entre castanheiros e hortas.

Os guias Trilhos de Ideias agradecem ao Jó Andrade por mais uma caminhada. Prometemos lançar uma data para esta actividade e mostrar mais um belo cantinho na nossa Serra!

Fiquem atentos e Sigam o nosso Trilho!

Sem comentários: