02/04/14

3 Cântaros - os Cumes da Estrela

> Caminhada de Montanha

duração: 6 a 7 horas
dificuldade: exigente (3/4)
30 €* / max 7 participantes
ver próximas datas na Agenda
actividades para grupos com preços especiais sob consulta
(*) preço por participante nas actividades da Agenda


Numa montanha em que o ponto mais elevado é um extenso planalto e acessível de carro por estrada, os Cântaros, mais do qualquer outro lugar na nossa Serra, representam aquele imaginário alpino com cumes rochosos, de perfil agreste e inacessíveis, excepto a uns poucos intrépidos aventureiros.

Visíveis desde a estrada, e ali tão ao alcance das objectivas fotográficas, eles estão no entanto ao alcance de (quase) todos! Nesta caminhada de montanha iremos dar a conhecer a Serra vista do alto dos cumes dos 3 Cântaros: o Cântaro Gordo (1.875m), o Cântaro Magro (1.928m) e o Cântaro Raso (1.916m).

Tal como o sugestivo nome indica, "Cântaros" é o nome popular por que sempre foram conhecidos estes singulares fragões, tal era a abundância de água que durante todo o ano deles brotava. É aqui entre os Cântaros que surge assim um dos principais rios de Portugal, o Zêzere.

Actualmente, os Cântaros são a "Meca" do alpinismo e da escalada clássica em Portugal, com condições únicas para a prática destas modalidades no nosso país. Durante a nossa caminhada não será assim de estranhar que encontremos escaladores em cuidada progressão vertical nas impressionantes escarpas graníticas do Cântaro Magro. Mas para cada um a sua montanha e para nós existe um caminho mais firme em que, passo a passo, em breve estaremos nos cumes que pouco antes nos pareciam inatingíveis!

Na nossa caminhada percorreremos os trilhos de montanha que unem estes 3 cumes, sendo apenas necessário realizar algumas trepadas simples, que com a nossa ajuda se tornam acessíveis a todos os que seguem o nosso Trilho. Esta actividade não implica experiência prévia em actividades de montanha, exigindo no entanto que os participantes tenham boa mobilidade e agilidade para ultrapassar os obstáculos naturais do terreno. As ascensões aos cumes serão realizadas com pequenas trepadas pelas vias normais, acessíveis sem necessidade de utilização de cordas ou outros equipamentos de escalada.

É uma verdadeira actividade de montanha para conhecer o melhor da nossa Serra, pois a aventura só começa para além das estradas asfaltadas. Desliguem o ar condicionado, sigam o nosso Trilho e venham respirar a Serra!





Para seguir o nosso Trilho e vir conhecer a Serra da Estrela para além do asfalto apenas necessita do seu equipamento básico: botas de caminhada e roupas apropriadas para caminhar na montanha, adequadas à época do ano e às condições meteorológicas previstas. Fale connosco para ficar a saber tudo sobre o vestuário recomendado.

No Inverno não se esqueçam de trazer roupa quente e impermeável, gorro e luvas. No Verão o ideal será trazer também o fato de banho para além do equipamento de caminhada! Óculos escuros e protector solar são úteis todo o ano. Nós fornecemos uma checklist com todos os items necessários e recomendados, para que não se esqueça de trazer consigo nada de importante.

Numa das muitas pausas que faremos para recuperar o fôlego e desfrutar da paisagem, serviremos um coffeebreak de montanha com café, bolinhos regionais e aguardente serrana. No entanto, venha também preparado com água e um reforço alimentar para a caminhada.

Caminheiros experientes preferem normalmente trazer o seu equipamento, mas para quem o solicitar teremos todo o equipamento específico que possa ser necessário (mochilas de caminhada, polainas, casacos corta-vento e bastões de caminhada).

Durante toda a caminhada estaremos a fazer uma reportagem fotográfica, mas traga também a sua máquina fotográfica. Numa aventura assim tão única vai querer certamente registar os seus próprios momentos!








  • Guias de Natureza especializados na Serra da Estrela
  • Equipamento específico de montanha (mochila, polainas, casaco corta-vento, bastões de caminhada)
  • Coffeebreak de Montanha com produtos regionais
  • Reportagem Fotográfica
  • Seguro de Acidentes Pessoais
  • Toda a nossa paixão pela Serra !


    • Ponto de encontro: Covão do Boi (imagem da Nossa Senhora da Estrela, na estrada Covilhã - Torre) às 9:30h, junto ao estacionamento
    • Informações detalhadas e recomendações serão enviadas aos participantes após a inscrição
    • Para informações ou marcação de actividades com grupos noutras datas contacte-nos !







    Sem comentários: